atividades lúdicas

Como acrescentar atividades lúdicas em crianças que precisam de atendimento especiais?

Posted In: Atividades Lúdicas

Os jogos e brincadeiras não são apenas uma forma de entreter as crianças que estão sem nada para fazer, esses jogos trazem muitos benefícios. 

As atividades lúdicas são fundamentais para a educação infantil devido ao fato de ajudar a desenvolver a coordenação motora, a autonomia, criatividade, a socialização e a interação com outras crianças e adultos. 

Tudo isso irá garantir que a aprendizagem aconteça de forma espontânea, divertida e que traga vantagens para a convivência social. 

Usadas em várias ocasiões, as atividades lúdicas são direcionadas de acordo com a faixa etária de seu filho. É importante que você tenha em mente que atividades lúdicas são importantes também para o desenvolvimento do raciocínio lógico

Além disso, proporcionar brincadeiras, junto de um acompanhamento pedagógico favorece o amadurecimento social da  criança. Portanto, é fundamental que tais atividades sejam dadas não apenas no ambiente escolar como seja contínuo no ambiente familiar também.

Atividades como pega-pega, esconde-esconde, trava-línguas, contações de história e jogos de tabuleiro são algumas brincadeiras que as crianças adoram e que não servem apenas para diverti-las. 

Estas atividades lúdicas ajudam e muito na compreensão das regras sociais de cidadania, estimulam a memória, o senso criativo e as habilidades físicas. Além disso, por meio das brincadeiras, as crianças começam a lidar com suas próprias emoções. 

Muita coisa, não é mesmo? Por conta dessas vantagens, a introdução de atividades lúdicas se mostram fundamentais para os ensinos infantis. 

Tenha em mente que o lúdico, por utilizar uma linguagem própria do universo infantil, faz com que os pequenos aprendam de uma maneira quase inconsciente e um jeito muito mais prazeroso e eficaz.

DICA: Faça sua graduação em Pedagogia com 50% de desconto na Estácio: https://matriculas.estacio.br.

Que tal algumas ideias de atividades lúdicas? 

atividades lúdicas

As atividades lúdicas para crianças de até 2 anos ajudam a promover e estimular a diversão por meio de linguagem corporal e colabora com a exploração de novos elementos.

Uma ótima opção de estímulo são os cubos de encaixe, já que os pequenos dessa idade costumam divertir-se sozinhos. 

Brinquedos coloridos com tamanhos e formatos diferentes e papéis de texturas diferentes também são uma excelente opção. Além disso, o uso de músicas são muito indicados para estimular o desenvolvimento psíquico do seu filho. 

Se o seu filho ou filha tem entre 2 e 3 anos estimule a paciência, a capacidade de dedução e a seguir regras. Tarefas como jogos e brincadeiras de faz de conta fazem muito sucesso nesta faixa etária. 

Experimente também levar seu pequeno para explorar o jardim da escola, por exemplo, ou estimule a sentir a textura da areia, das folhas e de outros objetos. Ainda, brincadeiras como esconde-esconde incentiva a criança a contar e aprender sobre os números. 

Agora, se seu herdeiro tem entre 3 a 4 anos, atividades como artes visuais, mostrar uma gravura por determinado tempo e depois pedir para que a criança diga o que tinha na gravura, auxilia no desenvolvimento cognitivo. 

Com essa idade, é uma ótima hora para apresentar às crianças: lápis, giz, tinta guache e cola, agora é só deixar a criatividade do seu filho fluir. 

Para as crianças entre 4 e 5 anos é uma ótima opção trabalhar o alfabeto. Peça para seu filho identificar o nome nas letrinhas, além de pedir para diferenciar letras e números e brinque de escolher uma letra e pedir para ele dizer 3 ou quatro palavras que começam com a mesma inicial. 

Nessa idade, a inspiração é em super-heróis, princesas, contos de fadas e outras brincadeiras de imitação. Além disso, os pequenos vão adorar brincar de escolinha ou casinha, por isso, oferecer brinquedos que tenham a ver com o cotidiano pode ser interessante.

Se você tem filhos ou sobrinhos de 6 e 7 anos, além das crianças ainda brincar com as opções mencionadas neste artigo, elas também se interessam por jogos, sejam de tabuleiro ou de movimento corporal. 

Os jogos são ótimos para incentivar o raciocínio e ensinar a lidar com vitórias e derrotas.

Mas mamães, calma lá, cada criança tem um perfil diferente e as regras não precisam ser seguidas ao “pé da letra”, alguns pequenos se desenvolvem mais lentamente e outros de uma forma mais rápida. Por isso, estabelecer um contato exclusivo com cada aluno é essencial.

Como acrescentar atividades lúdicas em crianças que precisam de atendimento especiais?

atividades lúdicas

É fundamental saber que uma criança com deficiência intelectual apresenta dificuldades para solucionar problemas cotidianos, e também em estabelecer interação social, cumprir regras e compromissos, assim como entender ideias abstratas. 

Com isso, é importante que os estudantes nessa situação tenham sempre presentes profissionais que estabeleçam uma relação pedagógica de muita atenção para suprir suas necessidades.  

Para estimular o desenvolvimento das crianças autistas crie um livro caseiro personalizado e deixe alguns espaços em branco para que a criança complete com figuras, que podem ser criadas em cartões. 

Todas as atividades lúdicas fazem bem para o corpo e para a alma de qualquer indivíduo. 

Com isso, muita gente diz que a infância proporciona as melhores lembranças. 

A criança que ri, se diverte e tem momento de lazer com os familiares, amigos e educadores da escola sente-se mais motivada a testar, descobrir coisas novas e é mais feliz.

    Add Comment